MANIFESTO
O DNA do Design de Interiores Brasileiro
Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá; as aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho à noite, mais prazer encontro eu lá; minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá.
​
Por conter um extenso território, o Brasil apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões. Os principais disseminadores da atual cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos.
​
A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.
​
Antes de mais nada é preciso um passeio para descobrir que a cultura brasileira é híbrida e rica culturalmente, e é decorrente do encontro e da herança dos povos originários, dos povos africanos e dos povos europeus a partir do século XVI. Diferentes acervos culturais edificaram a nossa história e na contemporaneidade são resgatados na produção do nosso artesanato, da nossa arquitetura, das nossas casas e seus interiores variados. No século XIX e XX, somaram-se aos brasileiros inúmeras outras culturas: a japonesa, a libanesa, a síria, a turca, a árabe, ou chinesa, ou coreana, a boliviana, e peruana e outras mais, que já se misturaram e marcaram a cultura brasileira, criando inúmeras vias, enquanto chegam outras. De alguma forma, muitos dos costumes, objetos e símbolos dessas presenças, estão nos nossos interiores e em nossos rituais cotidianos com uma riqueza e variedade em sua formação, ao mesmo tempo, nos deparamos com um vasto campo a ser explorado na nossa construção contemporânea na qual todos esses encontros de culturas coexistem gerando inúmeras vias, configurando assim, uma cultura singular do 5º maior país do planeta.
​
Como esses brasileiros se relacionam com o Design de Interiores?
​
Para além das raízes, das materialidades técnicas e subjetividades estéticas, o CONAD 2023 convida a refletir sobre como como a singularidade plural de nossa cultura pode influenciar na produção do Design de Interiores contemporâneo brasileiro e nos diferenciar em nossa produção.